Manter a saúde bucal do seu filho agora proporcionará benefícios à saúde até a idade adulta, já que os dentes primários (bebês) desempenham algumas funções extremamente importantes.
Por um lado, os dentes decíduos servem como guias para a erupção de dentes permanentes, mantendo o espaço no qual esses novos dentes entrarão em erupção. As coroas dos dentes permanentes, na verdade empurram as raízes dos dentes do bebê, fazendo com que elas reabsorvem ou derretam. Desta forma, os dentes adultos podem tomar o seu devido lugar.
Além disso, os dentes primários estarão presentes durante a maior parte da infância, ajudando a morder, mastigar e falar. Durante os primeiros seis ou mais anos, ele estará contando com dentes primários exclusivamente para desempenhar essas importantes funções. Até os 12 anos, seu filho terá uma mistura de dentes primários e permanentes. Você vai querer ter certeza de que esses dentes permaneçam saudáveis.
Os primeiros dentes
Os 20 dentes começarão a aparecer normalmente entre seis e nove meses, embora em alguns casos ele possa começar em três meses ou até doze meses. Os dois dentes inferiores tendem a ser os primeiro, seguidos pelos dois superiores. Às vezes, seu bebê pode sentir desconforto durante esse processo.
As gengivas do seu bebê e os dentes devem ser esfregados suavemente após cada mamada com uma gaze embebida em água ou toalha úmida. A partir dos 2 anos, quando há mais dentes na boca, estabeleça uma rotina diária de escovação com uma pequena escova de cerdas macias e não mais do que uma fina camada de creme dental fluoretado. Seu filho pode precisar da sua ajuda para essa importante tarefa até os 6 anos de idade.
Primeiro atendimento odontológico
O recomendado é levar o bebe ao dentista em seu primeiro aniversário. Embora isso possa parecer cedo, é extremamente importante aprender técnicas adequadas de higiene bucal pediátrica, verificar cavidades e observar problemas de desenvolvimento.
Existem várias formas de cárie dentária que podem afetar bebês e crianças. A Cárie infantil pode desenvolver-se rapidamente, progredindo da camada de esmalte dura e externa de um dente para a dentina interna mais macia em seis meses ou menos.
Acima de tudo, é importante que seu filho tenha uma experiência positiva no consultório odontológico, pois ele será um visitante regular nos próximos anos.
Tratamentos Dentários Pediátricos
Há uma variedade de tratamentos dentários oferecidos para prevenir a cárie dentária em crianças, ou para salvar ou reparar os dentes quando necessário. Eles incluem:
Fluoreto – Fluoreto incorpora no esmalte dos dentes, tornando mais difícil e mais resistente à deterioração. Embora exista uma pequena quantidade de fluoreto em algumas fontes de água potável, uma concentração mais elevada pode ser aplicada profissionalmente aos dentes, para uma proteção máxima.
Selantes Dentários – Um revestimento de plástico pode ser aplicado no consultório odontológico para evitar cáries, selando as pequenas ranhuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, conhecidas como “fossas e fissuras”. Essas pequenas fendas se tornam ambientes perfeitos para bactérias causadoras de cáries. O esmalte dentário imaturo é mais permeável e, portanto menos resistente à cárie dentária. Os selantes dentários são fáceis de aplicar e proporcionam anos de proteção.
Tratamento do Canal Radicular – Talvez você mesmo tenha feito um tratamento de canal, para salvar um dente ferido ou severamente cariado. Bem, às vezes as crianças também precisam de canais radiculares. Como mencionado acima, os dentes de leite são guias importantes para os dentes permanentes que já estão se formando sob as gengivas do seu filho. Portanto, salvá-los da perda prematura pode ajudar a prevenir uma má oclusão que requer tratamento ortodôntico.
Colagem – Pequenas fraturas nos dentes da frente podem ser reparados com materiais de colagem. Estas resinas naturais feitas de plástico e vidro podem ser usadas em dentes de leite, bem como dentes permanentes e duram até que o jovem tenha completado o crescimento facial.
Preocupações Ortodônticas
Por volta dos 7 anos, a maioria das más oclusões se tornou evidente. O tratamento ortodôntico interceptivo nessa época pode ajudar a direcionar o posicionamento adequado do dente e o crescimento da mandíbula, eliminando ou simplificando a necessidade de tratamento posterior. Existem muitos problemas ortodônticos que podem ser detectados precocemente e são exemplos de por que um profissional treinado deve avaliar seu filho durante seu crescimento e desenvolvimento.