tratamento-ortodontico

Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.

A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

Na Arte em Sorrir trabalhamos com todos os tipos de aparelhos.

Quando procurar um especialista em Ortodontia?

Um especialista em Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição da língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição).

O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos(esqueléticos) e possa planejar algum tratamento, se necessário.

A Ortodontia pode tratar pacientes adultos?

No passado, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso, os adultos também podem se beneficiar com o tratamento.

Porque buscar um correto alinhamento dos dentes?

Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação.

Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobre carga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costas, pescoço e ouvido.

A auto estima de uma pessoa frequentemente melhora à medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.

Qual o tempo de duração de um tratamento ortodôntico?

Para cada paciente, construímos um plano de tratamento de acordo com o diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para a finalização.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais(perda de osso em volta dos dentes) devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos(dentes para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas.

Dentes desalinhados podem prejudicar a autoestima do indivíduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.