A cirurgia oral é freqüentemente realizada em consultório odontológico, sob anestesia local, com tempo mínimo de recuperação. Cirurgia Oral pode variar de procedimentos de rotina, como extrações dentárias e colocação de implantes para cirurgias de realinhamento da mandíbula mais complexas e atendimento de emergência para trauma facial.
Procedimentos de Cirurgia Oral
Procedimentos de cirurgia oral podem ser realizados para aliviar a dor, tratar uma infecção ou trauma, restaurar a função ou melhorar a aparência. Procedimentos e condições tratados incluem:
Extrações dentárias: Existem várias razões pelas quais você pode precisar extrair um dente. Você pode ter um dente do siso que é impactado; um dente doente que não pode ser salvo; ou dentes superlotados que precisam ser removidos para que mais espaço possa ser criado para facilitar o alinhamento adequado durante a ortodontia.
Extração do dente do siso: Os dentes do siso nascem com alguma anomalia que dificulta seu nascimento, isso pode impactar na saúde dos demais dentes, neste caso é preciso fazer a cirurgia de remoção deste dente. A extração dos sisos, como toda cirurgia, exige cuidados especiais no pós-operatório, é necessário seguir as recomendações do dentista para que não corra nenhum risco após a extração e assim reduzir os desconfortos que a cirurgia causa.
Implantes dentários: O método preferido hoje de substituição de dentes é um implante dentário de titânio, que é colocado abaixo da linha da gengiva e no osso maxilar durante um procedimento cirúrgico menor. O implante é então anexado a uma coroa dental de aparência realista que é visível acima da linha da gengiva e indistinguível de um dente natural.
Cirurgia de mandíbula corretiva: Às vezes as mandíbulas de uma pessoa não se encaixam corretamente. Isso pode afetar tanto a função quanto a aparência da mandíbula, neste caso é necessário fazer um reparo de correção, para não haver complicações
Trauma Facial e Cirurgia de Reconstrução: Lesões faciais podem afetar não apenas a capacidade de uma pessoa para realizar funções básicas da vida, como comer, mas também a sua aparência. Os dentes nocauteados às vezes podem ser reimplantados ou substituídos por implantes dentários.
O que esperar
Antes de sua cirurgia ser realizada, os raios X serão freqüentemente utilizados para auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento. Sua experiência de recuperação dependerá de qual procedimento você está fazendo, assim como seu estado geral de saúde. É sempre importante que os profissionais de saúde saibam quais medicamentos você está tomando (com e sem receita médica), quaisquer condições crônicas de saúde que você tenha e se você fuma. Isso ajudará a garantir sua segurança e conforto.